O que é a Identidade Visual e porque é tão importante para o seu negócio


Toda e qualquer marca tem uma história associada.

E é a história que é contada que permite não só captar a atenção dos clientes como, mais importante ainda, retê-la.


E é precisamente aqui que entra a Identidade Visual.


Na prática, a Identidade Visual são todos os elementos tangíveis associados à marca para transmitir uma mensagem - a tal história que se quer contar - e uma determinada imagem.


Uma forma de pensar nesta identidade visual é fazer a comparação com a forma como nós, enquanto pessoas individuais e/ou profissionais transparecemos dependendo daquilo que vestimos ou como nos maquilhamos/ penteamos. Um fato com blaser fará com que transmita profissionalismo ao passo que ténis transmitirão uma postura mais relaxada e casual.


Ainda que nem sempre as roupas que usamos nos definam , a verdade é que são uma peça chave para estabelecer uma primeira impressão naqueles que não nos conhecem e/ou nunca interagiram connosco.




A nossa visão, no Studio Suvelle, é a de que nos dias de hoje não podemos separar o design do Logotipo das imagens/fotografias usadas para a marca em questão. Ambos têm de ser criteriosamente selecionados e desenvolvidos e andar de mão dada para se conseguir uma Identidade Visual realmente sólida e marcante.


Na prática a Identidade Visual é composta pelos elementos abaixo.



PALETA DE CORES


Cada cor transmite uma determinada mensagem. O dourado, por exemplo, passa a ideia de luxo, prosperidade e tradição, já o preto invoca o clássico, o intemporal e a sofisticação.


É por isso de extrema importância que a escolha das cores reflita a mensagem que se pretende passar com a marca. Quando bem feito a paleta de cores escolhida para a sua identidade visual serão quase tão importantes como o próprio logotipo.



TIPOGRAFIA


A escolha das fontes e caligrafia usadas também tem um papel determinante na forma como a marca é percepcionada. É importante perceber se a marca pretende ter uma imagem moderna e clean ou se, por exemplo, pretende ser divertida e alegre.

A escolha da tipografia desempenha assim um papel importantíssimo na imagem em geral da marca. E tanto assim é que muitas marcas acabam por ter um logotipo que é composto exclusivamente pela tipografia - o próprio nome da marca - e a verdade é que somos fãs. Uma boa tipografia pode ser tão ou mais bonita e poderosa do que qualquer ilustração ou design.



LOGOTIPO


Quando pensamos em branding, a primeira coisa que nos vem à mente é seguramente o Logotipo.


O Logotipo é o primeiro elemento desenvolvido no processo de design da identidade da marca e todos os outros elementos serão desenvolvidos em torno dele para complementar seu design.