top of page

Porquê usar WIX para o seu Website: o que precisa saber.

Atualizado: 25 de mai. de 2022


Website Design Moderno
Site Design de Studio Suvelle


O WIX é uma plataforma de criação de websites que, infelizmente ganhou má reputação no seu início de vida. Reputação essa que, infelizmente, parece continuar a perseguir a plataforma e que acaba por levar ao engano inúmeras pessoas, sobretudo as mais leigas no tema de websites.

Muitos são os clientes que nos questionam se realmente é uma boa opção.


Tendo já trabalhado com plataformas como o Wordpress e Squarespace e sendo Engenheira de Software de formação, acho importante partilhar o porquê de recomendar a plataforma WIX bem como desmistificar todos os preconceitos que existem em relação à plataforma de edição de sites.






A verdade é que a maioria das plataformas de sites baseadas em templates que existem hoje em dia são muito boas. Também gosto do Squarespace, já usei várias vezes Wordpress e, embora não tenha usado pessoalmente o Shopify, li muitas coisas boas sobre a plataforma.


Dito isto, tenho usado o WIX, criado sites WIX para meus clientes e vendendo modelos de sites WIX há já alguns anos e não poderia estar mais satisfeita com a plataforma. É intuitiva, fácil de usar e é uma base maravilhosa para criar um site impressionante.







PORQUE É QUE O WIX TEM MÁ REPUTAÇÃO?


O WIX começou como uma plataforma de criação de sites em Flash. Isto foi antes da época do design responsivo e quando o Flash ainda era amplamente suportado por todos os principais browsers.

Quando o Flash começou a perder o apelo devido às suas vulnerabilidades de segurança massivas, o WIX viu-se em grandes problemas o que levou a que redesenhassem rapidamente o seu modelo.


Na verdade inicialmente era muito difícil recomendar o WIX para SEO. Existiam muitos problemas que dificultavam a competição no Google e em outros mecanismos de pesquisa, entre os quais:

  • Uma péssima estrutura de URL. Eram adicionados caracteres estranhos ao URL (por exemplo, omeusite.com/#!about/xis9). O que não é, de todo, amigável para SEO.

  • Adicionar atributos alt (texto alternativo para imagens) não era possível.

  • O blog era um desastre absoluto, já que não era possível optimizar a tag de título, a URL ou a meta-descrição dos posts.

Tudo isto contribuiu para criar uma má reputação que ainda hoje se propaga pela internet. Se por acaso pesquisou sobre este tema e encontrou vários artigos recomendamos vivamente que procure a data da publicação já que muitos se encontram completamente desatualizados.


ATUALMENTE COMO É O WIX PARA SEO


Uma das razões porque realmente sou apologista desta plataforma é a capacidade de melhorar e responder às necessidades dos seus utilizadores. Desde 2016 que o WIX fez alterações de fundo de forma a melhorar a sua performance tendo implementado opções avançadas de SEO, como URLs canônicos e Rich Results, tornando o WIX um pioneiro em SEO para criadores de sites.


Fonte aqui


Atualmente o WIX posiciona-se lado a lado com os melhores (p.e. Wordpress) no que se refere a SEO.



DESIGN CRIATIVO


Além da plataforma disponibilizar uma infinidade de templates lindos e profissionais à cabeça, a capacidade de se customizar e alterar o design é uma das grandes vantagens quando o objetivo é ter algo realmente diferenciador.

Além disso, é possível criar efeitos de animação em texto e outros elementos que realmente elevam a estética visual do website.

Curiosamente, a liberdade que se tem é tanta que por vezes este é um aspecto criticado nalgumas reviews já que essa liberdade pode levar a inconsistências no design e até levar a que se perca demasiado tempo a desenhar os sites de forma a que fiquem realmente bem. O facto de, no Studio Suvelle, termos já largos anos de experiência e muitos websites desenvolvidos dá-nos um grande à vontade e permite-nos assim poder oferecer o design a preços bastante competitivos.



GESTÃO DE VERSÕES E SAVE AUTOMÁTICO


Uma das vantagens face a alguns outros editores no mercado é a possibilidade de ter gestão de versões e o facto da plataforma salvar automaticamente o site à medida que vamos efetuando alterações. Além disso só após se efetuar a publicação das alterações é que as mesmas se refletem no site publicado. Isto é particularmente interessante quando decidimos alterar completamente o template de um website p.e. mas também quando, uma vez entregue o site ao cliente, ele decide começar a aplicar algumas pequenas alterações, já que o poderá fazer com alguma liberdade sem o receio de estragar completamente o que está feito.



ADAPTAÇÃO AOS PEDIDOS DOS UTILIZADORES


Ao longo dos anos o WIX tem feito um excelente trabalho no que se refere a escutar as necessidades dos utilizadores e transcrever essas necessidades para funcionalidades efetivas. Isto demonstra que há um empenho da plataforma em crescer e acompanhar os seus clientes e ao mesmo tempo gera um sentimento de confiança que, na minha perspectiva é muito importante. Além dos fóruns da comunidade e da biblioteca extensa online, existe ainda um processo que permite aos utilizadores votarem em novas funcionalidades o que leva a equipa a avaliar se é ou não uma necessidade bastante requerida ou não.


WIX Pool de votos para nova funcionalidade



FACILIDADE DE USABILIDADE, MANUTENÇÃO E SEGURANÇA


Sempre que desenhamos um website para um cliente, fazemos questão de entregar o controlo total do mesmo a esse cliente. O facto da plataforma ser extremamente fácil de usar mesmo para iniciantes torna todo o processo muito mais fácil e apelativo. Desta forma os nossos clientes sabem que não terão de estar constantemente a pagar por alterações básicas ou pequenos extras que decidam implementar ao longo do tempo. Além disso uma vez que os sites estão alojados nos servidores WIX, isso significa que os servidores estão otimizados e os profissionais asseguram que os sites são e se mantêm rápidos e seguros sem haver necessidade do utilizador estar constantemente a "acompanhar" as alterações tecnológicas e/ou de segurança.

Quando finalizamos a entrega de um website, asseguramos uma transição suave e fornecemos a informação necessária para que o cliente se sinta perfeitamente à vontade em utilizar o seu site.



POSSIBILIDADE DE EXTRAS COM O APP MARKET


O App Market disponibiliza mais de 250 aplicações extra sendo que a grande maioria disponibiliza uma opção grátis. Marcações online, gestão de eventos ou Chat em tempo real são alguns dos aplicativos que estão disponíveis e que podem ser integrados de forma rápida e simples. Além disso, como grande parte dessas aplicações são desenvolvidas pelo próprio WIX, isso assegura que irão ser suportadas no futuro.



WIX App Market



DOMÍNIO E ALOJAMENTO DE UMA SÓ VEZ


A plataforma permite, através dos seus planos premium, ter de uma só vez o alojamento e o domínio o que torna o processo muito mais simples do que, p.e., ter de se pagar esses serviços noutras entidades. Claro que, da mesma forma, é possível transferir de forma simples um domínio próprio que já se tenha adquirido previamente.



POSSIBILIDADE DE ADAPTAÇÕES MAIS PROFUNDAS EM CÓDIGO


Algumas das vozes mais fortes contra a plataforma WIX são precisamente os programadores. Isto porque é perfeitamente possível ter um website sem a necessidade real de se ter um programador a construir um site de raiz. Sendo eu própria programadora e engenheira informática, consigo perceber esta postura defensiva. No entanto posso dizer que, apesar de ser verdade que não é obrigatório um programador para se ter um website, é sempre uma mais valia ter um input de alguém que possa mexer mais fundo no código e introduzir aqueles extra que realmente são únicos e personalizados às necessidades concretas. E o WIX permite precisamente isso com o WIX CORVID (antigo WIX CODE).



NOVO BLOG MELHORADO


Ao contrário do resto da filosofia do WIX, a componente de blog é simples e minimalista - como uma plataforma de blogging deve ser. Permite customizar o URL de cada post (perfeito para SEO), adicionar imagens e galerias e definir categorias e tags e ainda adicionar meta-descrições e tag de título. Além disso apresenta uma forma simples de pesquisa, permite múltiplos contribuidores para o blog e com o lançamento do WIX TURBO, as páginas carregam muito mais rápido o que torna o blog (e o site em geral) mais apelativo do ponto de vista do leitor.

Há ainda a opção de escolha entre diferentes layouts de apresentação dos vários posts para um look mais customizável.



Fonte aqui



OS CONTRAS


Claro que, como qualquer plataforma, o WIX também tem os seus contras tais como:


  • Impossibilidade de exportar o conteúdo do site - uma das grandes limitações do wix é não permitir a exportação do site e/ou blog para outras plataformas e/ou hosts.

  • Impossibilidade de mudar o template do site - Uma vez aplicado um template a um site, não é possível alterá-lo. No entanto tudo é completamente adaptável pelo que mudar o design por completo é perfeitamente possível por alguém mais especializado.

  • Plano grátis implica branding do WIX - o que significa que num site sem plano premium haverá uma barra no topo do WIX e o domínio será algo como meusite.wixsite.com. Razão pela qual recomendamos sempre o upgrade para um plano premium.


CONCLUSÃO


É importante ter em conta que existem várias opções muito boas no mercado e na verdade é preciso ter avaliar bem o objetivo do cliente/marca para identificar qual a melhor opção para o seu site. No entanto, para pequenas marcas e pequenos negócios cujo objetivo é ter um website visualmente bonito, vender online, para fotógrafos, artistas, ou outro tipo de empreendedores que queiram mostrar os seus portefólios então o WIX é uma definitivamente uma excelente opção.







Disclaimer: este artigo foi escrito em Outubro de 2020 e tentaremos atualizá-lo face á evolução da plataforma.



121 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page