Porquê usar WIX para o seu Website: o que precisa saber.


Website Design Moderno
Site Design de Studio Suvelle


O WIX é uma plataforma de criação de websites que, infelizmente ganhou má reputação no seu início de vida. Reputação essa que, infelizmente, parece continuar a perseguir a plataforma e que acaba por levar ao engano inúmeras pessoas, sobretudo as mais leigas no tema de websites.

Muitos são os clientes que nos questionam se realmente é uma boa opção.


Tendo já trabalhado com plataformas como o Wordpress e Squarespace e sendo Engenheira de Software de formação, acho importante partilhar o porquê de recomendar a plataforma WIX bem como desmistificar todos os preconceitos que existem em relação à plataforma de edição de sites.






A verdade é que a maioria das plataformas de sites baseadas em templates que existem hoje em dia são muito boas. Também gosto do Squarespace, já usei várias vezes Wordpress e, embora não tenha usado pessoalmente o Shopify, li muitas coisas boas sobre a plataforma.


Dito isto, tenho usado o WIX, criado sites WIX para meus clientes e vendendo modelos de sites WIX há já alguns anos e não poderia estar mais satisfeita com a plataforma. É intuitiva, fácil de usar e é uma base maravilhosa para criar um site impressionante.







PORQUE É QUE O WIX TEM MÁ REPUTAÇÃO?


O WIX começou como uma plataforma de criação de sites em Flash. Isto foi antes da época do design responsivo e quando o Flash ainda era amplamente suportado por todos os principais browsers.

Quando o Flash começou a perder o apelo devido às suas vulnerabilidades de segurança massivas, o WIX viu-se em grandes problemas o que levou a que redesenhassem rapidamente o seu modelo.


Na verdade inicialmente era muito difícil recomendar o WIX para SEO. Existiam muitos problemas que dificultavam a competição no Google e em outros mecanismos de pesquisa, entre os quais:

  • Uma péssima estrutura de URL. Eram adicionados caracteres estranhos ao URL (por exemplo, omeusite.com/#!about/xis9). O que não é, de todo, amigável para SEO.

  • Adicionar atributos alt (texto alternativo para imagens) não era possível.

  • O blog era um desastre absoluto, já que não era possível optimizar a tag de título, a URL ou a meta-descrição dos posts.

Tudo isto contribuiu para criar uma má reputação que ainda hoje se propaga pela internet. Se por acaso pesquisou sobre este tema e encontrou vários artigos recomendamos vivamente que procure a data da publicação já que muitos se encontram completamente desatualizados.


ATUALMENTE COMO É O WIX PARA SEO


Uma das razões porque realmente sou apologista desta plataforma é a capacidade de melhorar e responder às necessidades dos seus utilizadores. Desde 2016 que o WIX fez alterações de fundo de forma a melhorar a sua performance tendo implementado opções avançadas de SEO, como URLs canônicos e Rich Results, tornando o WIX um pioneiro em SEO para criadores de sites.